De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), um a cada 10 pessoas no mundo sofrem de algum distúrbio mental. Tal dado representa 10% da população mundial – aproximadamente 700 milhões de pessoas – que sofrem com alguma dessas condições, o que os torna mais vulneráveis para lidar com o estresse, relacionamentos interpessoais e até mesmo a qualidade de suas escolhas.
1. Experimente novas atividades
A terceira idade é a fase da vida em que o tempo livre aumenta. Mantenha sua cabeça aberta para o novo. Manter-se ativo ajuda em todos os aspectos do envelhecimento. Existem muitas alternativas para preencher o tempo livre de forma produtiva e prazerosa, como por exemplo aprender um novo idioma, fazer uma atividade física, aprender algum instrumento.
2. Fique conectado
O isolamento social, por inúmeros fatores, é bem comum na terceira idade, sendo esse um dos principais motivos de problemas psicológicos nessa fase da vida. Deste modo, caso o idoso não seja conectado em novas tecnologias, não tem problema, o importante é manter-se em contato com amigos e familiares, ou seja, com pessoas que o laço de afeto é mais forte.
3. Tenha ótimas noites de sono
Especialistas em geriatria alertam para a qualidade e a quantidade de sono a respeito vários aspectos da saúde na terceira idade, apontando como um dos motivos de agravamento do quadro e do surgimento de várias doenças nessa fase da vida.
Dentre todas as doenças apontadas pelos especialistas, a síndrome de alzheimer é a que mais está intimamente ligada com a qualidade do sono, dormir entre 7 a 9 horas todas as noites permite que seu cérebro se recupere para o novo dia, em consequência disso, você terá mais energia e um humor melhor pela manhã, fazendo o dia render mais.
Essa são algumas dicas para melhorar a saúde mental na terceira idade, entretanto, as dicas não são restritivas a idade.
Fonte: clinicasim.com
Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário aqui!
#geriatraribeiraopreto
#medicogeriatraribeiraopreto
#saudementaldoidoso