“É claro que uma pessoa que durante sua vida toda manteve o peso ideal e a alimentação saudável vai ter uma sobrevida maior do que a pessoa que não se cuidou de forma igual, mas nunca é tarde para começar a mudar hábitos, mesmo que seja já na terceira idade. Na verdade, quanto pior a sua condição, maior o benefício da atividade física e da alimentação correta.”
Atividade física em cardiopatas
“Sempre é possível ter um estilo de vida saudável. A ocorrência de qualquer doença clínica não impede o indivíduo de se manter ativo, desde que bem orientado. O melhor tratamento é fortalecimento muscular e do equilíbrio. O cardiopata grave pode fazer atividade, não só física como intelectual e mental, sempre de forma gradativa.
Estresse e depressão
“Estresse, assim como ansiedade e depressão, é um fator de risco. Sempre recomendo tratamento a quem tem alterações no sistema de humor tanto quanto a quem tem problema de colesterol, hipertensão ou diabetes.”
Carne vermelha e moderação
“Quando falamos de alimentação, nada é 100% ruim ou 100% bom. Tudo é uma questão de qualidade e quantidade. Nós costumamos dizer que a diferença entre o veneno e o remédio é a dose.
O consumo de carne vermelha para quem é hipertenso ou tem predisposição a colesterol alto e obesidade deve ser reduzido.
Mas uma alimentação saudável tem que ter consumo moderado de carne vermelha, ela não é proibida.”
Fonte: g1.globo.com/globoreporter.
Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário aqui!
#geriatraribeiraopreto
#medicogeriatraribeiraopreto
#terceiraidade