compartilhe:
Na população idosa, são comuns consultas não programadas, tanto para atuação em sintomas relacionados às doenças crônicas como por exemplo, piora do controle de Diabetes e da Pressão Arterial, quanto em intercorrências, como quedas, fraturas, infecção e incontinência urinária, pneumonia, dores não controladas e tontura.
Por vezes, o primeiro atendimento destas queixas é realizado no Pronto Atendimento, mas como na maioria dos casos não há um profissional com formação em Geriatria nesta modalidade de atendimento, uma consulta com este tipo de profissional é aconselhável para um ajuste rápido na terapia proposta, considerando a particularidade e complexidade desta população.
Um exemplo comum é o de um idoso atendido por queixas urinárias, com diagnóstico de infecção. Os antibióticos administrados causam efeitos colaterais importantes, como confusão mental e insuficiência renal; ou a associação de um anti-hipertensivo para controle pressórico, causando tontura e quedas.
Desta forma, tanto em consultas de rotina como em consultas não programadas, o atendimento por um especialista pode ser decisivo no controle das doenças e promoção da qualidade de vida.
Empenhe-se desde já em cuidar bem de si, porque envelhecer com saúde é um grande privilégio.
© 2023 Dr. Wilson Picco | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por