O QUE SÃO LESÕES POR PRESSÃO E COMO EVITÁ-LAS

O processo de envelhecimento traz inúmeros riscos para a mobilidade – em muitos casos, pacientes chegam à terceira idade com a capacidade de movimentação tão prejudicada que precisam ficar muito tempo em uma cadeira de rodas ou na cama.


Esses pacientes estão especialmente sujeitos a um problema de saúde conhecido como lesão por pressão. No artigo de hoje, vamos abordar como essas lesões aparecem e o que podemos fazer para evitá-las.


Lesões por pressão


De forma simplificada, podemos dizer que as lesões por pressão são lesões na pele, normalmente localizadas em regiões como calcanhares, costas, ombros, orelhas e nos glúteos.


Essas lesões, também chamadas de úlceras, costumam ser causadas pelo atrito frequente entre a pele e uma superfície. No caso de idosos acamados, é comum que elas ocorram por conta do contato com o lençol, por exemplo. A pressão natural do peso do corpo sobre a superfície pode causar vermelhidão e irritação na pele. Muitas vezes, fatores como a umidade e a temperatura agravam essa condição, fazendo com que ela se torne bastante incômoda para o paciente, uma vez que ele já possui os movimentos limitados.


Caso não seja tratada a tempo, a lesão na pele pode romper e infeccionar, causando uma ferida que pode levar dias ou até meses para se resolver, dependendo do estado de saúde geral do paciente e da existência de outras condições, como a diabetes, por exemplo.


Todos nós estamos sujeitos ao desenvolvimento de lesões por pressão ao longo da vida, mas o risco é especialmente maior no caso de idosos. O processo de envelhecimento natural da pele a torna mais sensível, e no caso de pacientes acamados, a necessidade de permanecer sentado ou deitado em um único lugar favorece a ação do calor e da umidade, que são fatores agravantes das lesões por pressão.


As lesões por pressão podem ser leves (quando há apenas uma irritação superficial na pele), mas também podem evoluir para lesões mais severas, com feridas abertas que podem afetar tanto os músculos como os ossos. 


Como evitar as lesões por pressão


Alguns cuidados simples podem prevenir o surgimento das lesões e auxiliar no processo de recuperação mais rápida, caso elas já existam.


Os cuidadores ou responsáveis pelo idoso, esteja ele acamado ou não, devem se atentar para as condições de higiene: trocar lençóis e cobertores com frequência, especialmente nas épocas mais quentes do ano, manter o ambiente onde o idoso fica bem ventilado e cuidar da higiene pessoal, garantindo que o paciente esteja sempre limpo, não se sente ou deite no local de repouso ainda molhado. Além disso, por mais debilitado que o paciente esteja, é altamente recomendável mudá-lo de posição algumas vezes no dia, garantindo para que as mesmas partes do corpo não fiquem pressionadas por longos períodos.


É preciso também que os responsáveis e cuidadores observem as condições de saúde do idoso com zelo e façam consultas de rotina com um geriatra. Além de avaliar todos os outros aspectos da saúde, ele também é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar lesões por pressão em qualquer estágio.