A dor é frequentemente entendida como um sintoma normal entre a população idosa, mas muitos não sabem que não consideramos uma consequência natural do envelhecimento. Na verdade, a dor pode representar sinais de alerta do corpo, desde lesões à inflamação de tecidos ou até uma resposta à doenças.
Todo idoso tem dor?
A resposta para essa pergunta é não. Na maioria das vezes, a dor nessa faixa etária está associada a distúrbios que afetam os músculos, os ossos e os nervos.
Veja algumas doenças que estão associadas às dores nas pessoas idosas:
Osteoporose, neuropatia diabética, lombalgia, artrite, e outras.
A dor pode ser incapacitante e limitar a atividade funcional, trazendo prejuízo para a independência do idoso e, com isso, pode prover um sentimento de inutilidade, depressão e isolamento.
Neste momento, é ideal que o idoso seja abordado por uma equipe completa que possa atender as diversas facetas que esse problema pode causar, como é o caso da equipe multidisciplinar, formada por profissionais com diferentes qualificações, experiências, técnicas e vivências.
O tratamento com a equipe multidisciplinar não limita o cuidado apenas ao uso de medicamentos, mas oferece, também, um olhar mais amplo de investigação do histórico clínico, para entender a origem da dor e a melhor forma de lidar com ela.
Caso a dor seja associada a uma doença, o tratamento deverá ser indicado por um médico geriatra.
A atividade física que deve ser indicada por um profissional, é uma maneira importante de manter o corpo ativo e traz benefícios para o sistema imunológico, além de ser reconhecido pela promoção da saúde e qualidade de vida.
Manter o corpo ativo é importante para diminuir ou eliminar as dores, mas também é importante para a prevenção de quedas. No texto do “Dia Mundial de Prevenção de Quedas”, você pode encontrar recomendações para evitar esse tipo de acidente e consequentemente as dores provenientes.
Lembre-se de escutar o seu corpo e procurar um médico caso sinta que algo está errado!
Fonte: bgg.org.br
Caso tenha alguma dúvida, deixe aqui seu comentário!
#geriatraribeiraopreto
#medicogeriatraribeiraopreto
#consultageriatraribeiraopreto
#dornoidoso