Como o açúcar afeta a saúde?

Os açúcares são carboidratos, que seu corpo quebra em açúcares simples, como glicose, frutose ou galactose e, em seguida, usa-o para energia.

No entanto, o açúcar pode vir em muitas formas diferentes. Alguns ocorrem naturalmente em frutas e produtos lácteos, enquanto outros são adicionados a alimentos, como açúcar branco, cru ou mascavo, ou mel e xarope de milho.

Enquanto o açúcar pode fornecer energia ao corpo, muito dele pode causar ou contribuir para sérios problemas de saúde.

1. Doença cardíaca
O consumo de açúcar tem sido associado à pressão arterial elevada e alterações inflamatórias no corpo.

2. Obesidade
Consumir muito açúcar adicionado aumenta o risco de ganho de peso. Bebidas açucaradas como refrigerantes, sucos e chás doces são ricas em frutose, um tipo de açúcar simples

O consumo excessivo de frutose pode causar resistência à leptina, um hormônio importante que regula a fome e sinaliza ao corpo para parar de comer.

3. Diabetes tipo II
A obesidade, que muitas vezes é causada pelo consumo excessivo de açúcar, é considerada o fator de risco mais forte para o diabetes.
A resistência à insulina faz com que os níveis de açúcar no sangue aumentem e aumentam o risco de diabetes.

4. Depressão
Uma dieta rica em açúcar adicionado e alimentos processados pode aumentar o risco de desenvolver depressão. O açúcar é viciante, aumentando os níveis de opioides e dopamina dentro do cérebro, um fenômeno comumente chamado de “corrida do açúcar”.

5. Envelhecimento
As rugas são um sinal natural do envelhecimento. Eles aparecem eventualmente, independentemente da saúde. No entanto, más escolhas alimentares podem piorar as rugas e acelerar o processo de envelhecimento da pele.

 

Fonte: medicinenet.com

Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário aqui!

#drwilsonpicco

#drwilsonpiccojunior

#wilsonpicco

#geriatra

#longevidade

#qualidadedevida

#idoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *