compartilhe:
As consultas médicas para idosos em domicilio são uma das possíveis modalidades de atendimento médico atualmente e ocorre quando o profissional médico é que se desloca até o domiclio do paciente para realizar o atendimento. Os objetivos são os mesmos das consultas em consultório, podendo ser motivados por alguma intercorrências como quedas, descontrole de alguma doença conhecida (Diabetes, Hipertensão, …), infecções ou mesmo para seguimento a longo prazo. A função das consultas médicas para idosos em domicilio é, além de trazer praticidade, aliar a isso a comodidade ao paciente com alguma limitação física para se deslocar ao consultório.
Às consultas médicas para idosos em domicílio podem ser solicitadas por várias vias como acesso ao site, atendimento por telefone ou até mesmo por whatsapp. Após o contato, com especificação da motivação da consulta, ocorre agendamento da consulta conforme a demanda, com um período de um a sete dias para intercorrências e de um a seis meses para consultas de seguimento. No dia da consulta o profissional levará até o domicilio os equipamentos que julgar necessários para manter a mesma qualidade e atendar às mesmas demandas que poderiam ser atendidas no consultório. Além disso, a presença de um acompanhante e/ou cuidador pode trazer benefícios durante o atendimento tanto para trazer informações relevantes como para reforçar as orientações propostas no plano terapêutico.
O Profissional com experiência em consultas médicas para idosos em domicílio consegue levar toda a qualidade do atendimento de consultório, com equipamentos necessários para adapatação do atendimento e avaliação global do individuo. Trazendo praticidade, comodidade e pontualidade ao atendimento, além de avaliação multidimensional focada no ambiente social do paciente com avaliação precisa e atuação assertiva em processos que influenciam o processo saúde/doença como um todo.
Atualmente, a grande maioria dos atendimento médicos são realizados em consultórios, hospitais ou clínicas. Mas, o atendimento domiciliar para idosos vem ganhado espaço, principalmente nos atendimento geriátricos. As dificuldades na mobilização ao consultório, tanto por dificuldades físicas dos próprios pacientes ou por dificuldades no transporte, são os maiores motivadores das consultas domiciliares mas trazem consigo vários benefícios ao cuidado com o paciente como contato do profissional com o ambiente e seus fatores de risco, conhecimento da estrutura familiar, das condições de moradia de possíveis causadores ou desencadeantes de piora no processo de saúde/doença, de estrutura social de promoção de saúde nas áreas próximas ao domicilio e da estrutura social de apoio no caso de insufiência familiar para o cuidado.
Além disso evitam fatores estressantes relacionados ao consultório como aumento de pressão arterial (hipertensão do jaleco branco) e alterações comportamentais e delirium em paciente com quadro demencial.
© 2023 Dr. Wilson Picco | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por