Hemoglobina glicada: qual a sua importância?

O exame de hemoglobina glicada é um exame de sangue usado para avaliar o controle glicêmico médio ao longo dos últimos dois a três meses em pessoas com diabetes. Ele fornece informações
importantes sobre os níveis médios de glicose (açúcar) no sangue durante esse período. A hemoglobina é uma proteína encontrada nas células vermelhas do sangue e é responsável por transportar o oxigênio dos pulmões para as células do corpo.

A glicose no sangue se liga à hemoglobina de forma não reversível, formando a hemoglobina glicada. O exame vai medir a proporção de hemoglobina que foi glicosilada, ou seja, ligada à glicose, e por isso seu resultado é expresso em porcentagem.

Quanto maior o nível médio de glicose no sangue durante um determinado período de tempo, maior será o resultado do exame.

Para pessoas não diabéticas, os níveis de hemoglobina glicada ficam abaixo de 5,7%. No geral, um nível de hemoglobina glicada de 6,5% ou superior é considerado indicativo de diabetes.

Esse tipo de exame é vantajoso porque não requer jejum e é menos afetado por variações diárias de glicose no sangue em comparação com outros exames.

Ele oferece uma visão geral dos níveis de glicose ao longo do tempo e é usado para monitorar o controle glicêmico em pessoas com diabetes

Para essas pessoas, as metas de hemoglobina glicada devem se manter abaixo de 7,0% para assegurar uma vida saudável.

Fonte: clinicasim.com

Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário aqui!

#drwilsonpicco

#wilsonpicco

#geriatra

#longevidade

#qualidadedevida

#idoso

#geriatraribeiraopreto

#medicogeriatraribeiraopreto

#hemoglobinaglicada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *