compartilhe:
Instituições de Longa Permanência de idosos ou ILPis, são instituições em que os idosos moram a partir de sua vontade própria ou definição por familiares com assistência de hospedagem e algumas vezes também com assistência em saúde.
O objetivo das instituições e trazer um cuidado profissional aos pacientes tanto do ponto de vista de hospedagem como de saúde, mantendo a possibilidade da presença familiar frequente.
Por meio de equipe capacitada, muitas instituições promovem o convívio social, a realização de atividades físicas e de saúde mental, além de cuidados com a alimentação. O foco principal se mantém em preservação de funcionalidades e manutenção de qualidade de vida para essa população específica.
Todos os pacientes que são institucionalizados devem manter seguimento médico a longo prazo para reavaliação periódica, exames preventivos e ajuste de medicações. A atuação do médico da instituição foco principalmente em intercorrências agudas com objetivo de evitar a necessidade de internação hospitalar e evitar perda de funcionalidades. As intercorrências mais comuns nesta população são infecções como a urinária e pneumonia, mas pode haver outas demandas como lesões de pele, quedas, constipação intestinal, alterações de pressão arterial e glicemia.
Normalmente ocorre uma triagem pela equipe de enfermagem que sinaliza ao médico os pacientes que devem ser atendidos. Após os atendimentos, as condutas são reportadas à família com orientações e solicitação de medicações e exames prescritos.
O atendimento médico diretamente na ILPi traz muitas vantagens, entre elas: redução do tempo de espera para atendimento agendado, evita que o paciente e familiares tenham que aguardar várias horas no pronto atendimento, o profissional conhece o paciente e têm informações importante relatadas pela equipe de cuidado, além de garantir um atendimento de médico especialista e com experiência no cuidado com os pacientes nessa faixa etária.
© 2023 Dr. Wilson Picco | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por