O que é a doença do refluxo gastroesofágico?

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é a condição que se desenvolve quando o conteúdo do estômago retorna ao esôfago e provoca sintomas desagradáveis e/ou complicações. É um dos diagnósticos mais comuns na gastroenterologia.

Quais são os sintomas?
Queimação no peito, regurgitação, dor torácica, azia, gosto amargo na boca ou até mesmo tosse crônica: esses podem ser alguns sintomas do refluxo gastroesofágico, condição em que o conteúdo do estômago regressa ao esófago.

Diagnóstico
O diagnóstico da DRGE se inicia com uma anamnese cuidadosa, capaz de identificar os sintomas característicos, bem como definir sua intensidade, duração e frequência. Devem ser observados fatores desencadeantes e de alívio, além de ser determinado o padrão de evolução da doença, assim como o impacto na qualidade de vida dos pacientes.
Com relação aos exames, a endoscopia digestiva alta (EDA) é o método de escolha para avaliar se há lesões causadas pelo refluxo.

Tratamento
O tratamento da DRGE objetiva controlar os sintomas, cicatrizar as lesões e prevenir complicações, podendo ser fundamentalmente clínico ou até cirúrgico.

A grande maioria dos pacientes se beneficia com tratamento clínico, que deve abranger medidas comportamentais e farmacológicas, as quais devem ser implementadas simultaneamente.

As modificações comportamentais no tratamento da DRGE são:

Perder peso ou impedir ganho adicional;
Moderação na ingestão dos seguintes alimentos: ricos em gorduras, condimentados , cítricos, café, chá, chocolate, bebidas alcoólicas e que possuem gás;
Evitar refeições volumosas;
Evitar deitar por duas horas após as refeições;
Cessação do tabagismo;
Evitar roupas apertadas;
Evitar medicamentos que causam boca seca;
Não comer antes das atividades físicas (alimentar hora antes de se exercitar);
Elevação da cabeceira da cama (15cm).

Os medicamentos que são indicados no tratamento da DRGE favorecem a inibição da secreção gástrica, haja visto que atuam melhorando os sintomas e cicatrizando a esofagite.

Fonte: clinicabemfortaleza

Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário aqui!

#drwilsonpicco

#wilsonpicco

#geriatra

#longevidade

#qualidadedevida

#idoso

#geriatraribeiraopreto

#medicogeriatraribeiraopreto

#gastroesofagico

#doencadorefluxogastroesofagico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *