Às consultas médicas para idosos em domicílio podem ser solicitadas por várias vias como acesso ao site, atendimento por telefone ou até mesmo por whatsapp. Após o contato, com especificação da motivação da consulta, ocorre agendamento da consulta conforme a demanda, com um período de um a sete dias para intercorrências e de um a seis meses para consultas de seguimento. No dia da consulta o profissional levará até o domicilio os equipamentos que julgar necessários para manter a mesma qualidade e atendar às mesmas demandas que poderiam ser atendidas no consultório. Além disso, a presença de um acompanhante e/ou cuidador pode trazer benefícios durante o atendimento tanto para trazer informações relevantes como para reforçar as orientações propostas no plano terapêutico.
O médico Geriatra atua na prevenção (com foco em atividade física, alimentação saudável e orientações sobre comportamentos de risco), detecção precoce (com uso de exames e avaliação clínica periódica) e tratamento eficiente (com redução de custos, controle rápido de sintomas, com o mínimo de efeitos colaterais possíveis). Doenças como Hipertensão Arterial, Diabetes, Hipotireoidismo, Enfisema pulmonar, Artrites, Osteoporose são muito bem seguidas pelos médicos Geriatras assim como avaliação de sintomas como Tonturas, Quedas e Constipação Intestinal. Outras Síndromes Geriatricas como Demencias, Polifarmácia e Incontinência urinária recebem atenção especial durante a consulta de rotina. No caso de doenças incuráveis como alguns tipos de câncer, doenças neurológicas e Síndromes Demenciais avançadas também podem ser seguidas pelo médico Geriatra, que apresenta boa formação em cuidados paliativos.
Durante a consulta médica, o especialista em Geriatria irá realizar uma história clínica completa, buscando saber detalhes importantes sobre sua saúde, bem como sua espiritualidade e aspectos sociais que podem ser importantes na promoção da saúde. Pode ainda usar de escalas e testes específicos para esta população, tanto para diagnóstico como para seguimento. Dessa forma as consultas desta especialidade podem ser um pouco mais demoradas do que as consultas das outras especialidades.
O arsenal terapêutico é similar ao usado pela maioria dos médicos mas está mais atento aos riscos de efeitos colaterais indesejáveis, interações entre as medicações, buscando evitar a polifarmácia (uso de mais de 5 medicações contínuas).
O médico Geriatra normalmente trabalha de forma interdisciplinar com outros profissionais da área de saúde podendo assim apresentar maior sucesso no plano terapêutico. Dessa forma a presença da equipe multidisciplinar com formação em Gerontologia também garante ao paciente um tratamento focado nas necessidades específicas dessa faixa etária.
Agora que você já sabe o que é geriatria, vamos falar sobre a Gerontologia que é o estudo do envelhecimento nos aspectos multidimensionais (psicológicos, biológicos, espirituais e sociais). Os profissionais com esta formação como enfermeiro, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogos, assistentes sócias, etc têm um olhar diferente e particular às questões do envelhecimento, sempre buscando prevenção de disfuncionalidades e foco em manutenção de qualidade de vida.
O olhar do especialista em Gerontologia busca a prevenção, tentando se antecipar aos possíveis riscos e preveni-los, reabilitação, com intervenções assertivos diante de perdas de funcionalidades, adaptação, quando as disfuncionalidades são irreversíveis e nos cuidados paliativos, quando uma doença grave e incurável acomete o paciente em seguimento. Dessa forma, o seguimento do idoso com profissionais qualificados e experientes no cuidado dessa faixa etária trazem mais benefícios ao tratamento. Apresentam boa resolutividade, com menor foco na doença e maior foco no indivíduo, seus valores e sua particularidades, podendo promover maior longevidade, com qualidade de vida.
© 2023 Dr. Wilson Picco | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por