Já conheceu algum idoso que tenha sofrido uma queda recentemente, ou alguma fratura de forma inusitada?
Fique atento, pois a causa de sucessivas quedas pode estar relacionada a presença da osteoporose, doença silenciosa que se caracteriza pela diminuição da massa óssea e fraqueza muscular, a osteoporose acomete ambos os sexos, porém afeta principalmente mulheres que estão na fase pós menopausa devido à baixa dos hormônios.
Apesar de estar associada ao envelhecimento, alguns hábitos contribuem para ocorrência da osteoporose como a má alimentação, sedentarismo, alcoolismo e demais atitudes nocivas à saúde.
Dentre algumas causas que fazem com que o organismo não funcione da maneira adequada, gerando desequilíbrio entre a perda e reposição óssea, estão:
– Disfunção da tireóide;
– Alimentação pobre em vitaminas e minerais;
– Falta ou deficiência de vitamina D;
– Falta ou deficiência de cálcio;
– Doenças autoimunes.
Existem dois tipos de osteoporose a saber:
Osteoporose Primária:
Baixos níveis de estrogênio estão associados a essa condição. Exatamente por isso as mulheres pós menopausa são mais afetadas que os homens.
Osteoporose Secundária:
Determinadas doenças crônicas, distúrbios hormonais e certos tipos de câncer podem causar o quadro da osteoporose secundária.
O diagnóstico do quadro de osteoporose pode ser feito através do exame de densidade óssea por exames complementares que auxiliam na programação terapêutica como nível de vitamina D e cálcio.
O tratamento vai depender do paciente e seu histórico clínico. O médico pode recomendar a realização de exercícios com suporte de peso sob a supervisão de um fisioterapeuta e prescrever ainda a ingestão adequada de cálcio e vitamina D, além do uso de medicações específicas.
Marcar uma consulta com seu médico é a melhor atitude para obter maiores informações sobre essa doença, observando sintomas e realizando o correto acompanhamento.
© 2023 Dr. Wilson Picco | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por