OSTEOPOROSE NA POPULAÇÃO GERIÁTRICA

O dia 20 de outubro é o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose, data na qual busca-se conscientizar a população a respeito dessa doença. Ainda assim, a população muitas vezes desconhece aspectos a respeito da definição, diagnóstico e tratamento dessa condição. Por isso, este texto tem o objetivo de abordar os principais aspectos a respeito da osteoporose, condição que tanto atinge a população geriátrica.

 

O que é a osteoporose?

A osteoporose é caracterizada por um quadro clínico no qual existe uma diminuição da densidade dos ossos, fazendo com que eles sejam mais suscetíveis a fraturas. Essa condição pode ser dividida entre osteoporose primária e secundária. Na primária, a doença se desenvolve naturalmente e é mais comum na população idosa. Já na osteoporose secundária, existe uma causa subjacente ao desenvolvimento dessa condição, como outras doenças e medicamentos. 

O que causa essa condição?

A osteoporose é causada por múltiplos fatores. No caso da primária, existe uma associação entre a diminuição nos níveis de estrogênio e o enfraquecimento ósseo. Essa diminuição é mais acentuada nas mulheres após a menopausa, o que faz com que elas sejam mais propensas ao desenvolvimento da osteoporose.

Como prevenir a osteoporose?

Considera-se que a prevenção da osteoporose seja uma alternativa melhor para o paciente que o tratamento depois que a doença já está instaurada. Isso acontece porque a restituição da densidade óssea é um processo complicado. Nesse sentido, a prevenção dessa condição passa por alguns hábitos:

  • Ingestão de alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte e folhas verdes;
  • Ingestão de alimentos ricos em vitamina D, como peixes de água salgada;
  • Suplementação com vitamina D, em casos indicados;
  • A prática de exercícios físicos;
  • Evitar o tabagismo;
  • Limitar o consumo de álcool;

O tratamento da osteoporose 

O tratamento da osteoporose pode incluir medicamentos, além de hábitos saudáveis. O tratamento medicamentoso pode ser realizado a partir de uma combinação entre suplementos vitamínicos e bifosfonatos. 

Apesar disso, é indispensável o acompanhamento por um médico para a obtenção do melhor desfecho para cada caso. Nesse sentido, o médico geriatra é um profissional capaz de atuar de forma completa na saúde do idoso. Não deixe para depois o cuidado com quem você ama e agende hoje mesmo a sua avaliação.