SÍNDROME DA FRAGILIDADE DO IDOSO

SÍNDROME DA FRAGILIDADE DO IDOSO

É natural que ao envelhecer a pessoa fique mais frágil, apresente lentidão e tenha menos disposição. Isso pode ser resultado da síndrome da fragilidade no idoso, e nesse artigo vamos entender um pouco mais sobre essa condição

Condição genética

A síndrome da fragilidade no idoso não é uma doença, e sim uma condição genética de alta complexidade, de origem neuroendócrina. O idoso afetado por essa síndrome não é apenas alguém com complicações devido à idade avançada, pois certos fatores caracterizam a condição.

Redução de massa e força muscular são os principais sinais da síndrome da fragilidade no idoso. A condição também causa perda involuntária de peso, redução da mobilidade e exaustão.

Riscos à saúde

Além de seus sintomas próprios, a síndrome da fragilidade no idoso gera maior vulnerabilidade à doenças e estresses agudos. Como grande parte dos idosos sofre de outras doenças crônicas e complicações de saúde, a presença dessa síndrome acaba agravando a situação como um todo.

Também há riscos indiretos, como a possibilidade de uma queda causada pela fraqueza muscular. Tal acontecimento pode levar a complicações mais graves, podendo resultar em hospitalização e até morte. Dessa forma, é muito importante que seja feito um acompanhamento especializado do idoso.

Como tratar

Infelizmente, ainda não foi descoberta uma cura de fato para a síndrome da fragilidade no idoso, mas existem métodos para diminuir os impactos negativos e melhorar a qualidade de vida do paciente.

A principal medida a se tomar é buscar o desenvolvimento de massa magra, através de um plano de exercícios individualizado que seja benéfico para o idoso. Também são utilizados métodos de suplementação alimentar, para evitar a perda da massa magra.

Medidas paliativas, ou seja, que têm como principal objetivo o bem-estar do paciente, também podem ser vantajosas. Em certos casos, por exemplo, o profissional que realiza o acompanhamento pode sugerir suspender o uso de medicações não essenciais para garantir uma melhora na qualidade de vida atual do paciente.

A síndrome da fragilidade no idoso é uma condição que deve ser monitorada e controlada, pois além de agravar outros problemas de saúde já existentes, impacta significativamente a qualidade de vida.

Se você, ou algum idoso próximo, está sofrendo de perda de peso, fraqueza e sente que tem pouca energia para o dia-a-dia, busque atendimento. O acompanhamento com um profissional especializado em geriatria e gerontologia pode fazer toda a diferença em seu bem-estar!

Qual a atuação do médico geriatra?

O médico Geriatra atua na prevenção (com foco em atividade física, alimentação saudável e orientações sobre comportamentos de risco), detecção precoce (com uso de exames e avaliação clínica periódica) e tratamento eficiente (com redução de custos, controle rápido de sintomas, com o mínimo de efeitos colaterais possíveis). Doenças como Hipertensão Arterial, Diabetes, Hipotireoidismo, Enfisema pulmonar, Artrites, Osteoporose são muito bem seguidas pelos médicos Geriatras assim como avaliação de sintomas como Tonturas, Quedas e Constipação Intestinal. Outras Síndromes Geriatricas como Demencias, Polifarmácia e Incontinência urinária recebem atenção especial durante a consulta de rotina. No caso de doenças incuráveis como alguns tipos de câncer, doenças neurológicas e Síndromes Demenciais avançadas também podem ser seguidas pelo médico Geriatra, que apresenta boa formação em cuidados paliativos.

Como é a consulta com um médico geriatra?

Durante a consulta médica, o especialista em Geriatria irá realizar uma história clínica completa, buscando saber detalhes importantes sobre sua saúde, bem como sua espiritualidade e aspectos sociais que podem ser importantes na promoção da saúde. Pode ainda usar de escalas e testes específicos para esta população, tanto para diagnóstico como para seguimento. Dessa forma as consultas desta especialidade podem ser um pouco mais demoradas do que as consultas das outras especialidades.

O arsenal terapêutico é similar ao usado pela maioria dos médicos mas está mais atento aos riscos de efeitos colaterais indesejáveis, interações entre as medicações, buscando evitar a polifarmácia (uso de mais de 5 medicações contínuas).

O médico Geriatra normalmente trabalha de forma interdisciplinar com outros profissionais da área de saúde podendo assim apresentar maior sucesso no plano terapêutico. Dessa forma a presença da equipe multidisciplinar com formação em Gerontologia também garante ao paciente um tratamento focado nas necessidades específicas dessa faixa etária.

O que é Gerontologia?

Agora que você já sabe o que é geriatria, vamos falar sobre a Gerontologia que é o estudo do envelhecimento nos aspectos multidimensionais (psicológicos, biológicos, espirituais e sociais). Os profissionais com esta formação como enfermeiro, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogos, assistentes sócias, etc têm um olhar diferente e particular às questões do envelhecimento, sempre buscando prevenção de disfuncionalidades e foco em manutenção de qualidade de vida.

O que faz o especialista em Gerontologia?

O olhar do especialista em Gerontologia busca a prevenção, tentando se antecipar aos possíveis riscos e preveni-los, reabilitação, com intervenções assertivos diante de perdas de funcionalidades, adaptação, quando as disfuncionalidades são irreversíveis  e nos cuidados paliativos, quando uma doença grave e incurável acomete o paciente em seguimento. Dessa forma, o seguimento do idoso com profissionais qualificados e experientes no cuidado dessa faixa etária trazem mais benefícios ao tratamento. Apresentam boa resolutividade, com menor foco na doença e maior foco no indivíduo, seus valores e sua particularidades, podendo promover maior longevidade, com qualidade de vida.

Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540/ Jardim Califórnia/ Ribeirão Preto - SP/CEP: 14026-900

FALE COM ESPECIALISTA EM CONSULTAS MÉDICAS PARA IDOSOS

Preencha o formulário abaixo e fale com o Dr. Wilson Picco, especialista em consultas médicas para idosos.

Selecione onde deseja ser atendido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *