Síndromes geriátricas: entenda o que são e quais são os tratamentos.

O processo natural de envelhecimento favorece o aparecimento de múltiplas alterações nos diferentes sistemas orgânicos cujo resultado final é a progressiva diminuição de nossa reserva funcional o que, em condições normais não acarreta maiores problemas mas, em situações de estresse podem levar à situação de desequilíbrio e incapacidade de readaptação ocasionando uma descompensação progressiva que pode ser manifestada por diferentes agravos ou doenças.

Os idosos costumam apresentar sinais e sintomas relacionados às doenças ou agravos de forma atípica. Isso exige do profissional de saúde uma grande capacidade de observação e a compreensão da necessidade de valorização da queixa da pessoa idosa. Como a reserva funcional do idoso é progressivamente menor, a intervenção precoce torna-se essencial para a melhoria da qualidade assistencial.

Síndromes geriátricas são condições de saúde que afetam a capacidade da pessoa idosa de gerir a própria vida, interferindo na sua funcionalidade para realizar tarefas cotidianas. São elas: Imobilidade, Instabilidade Postural, Insuficiência familiar , Incapacidade cognitiva e Incontinência.

Algumas síndromes geriátricas:

Incapacidade cognitiva
Um idoso diagnosticado com incapacidade cognitiva é aquele que tem prejudicada as suas atividades de vida diárias, devido ao comprometimento de uma ou mais áreas da cognição.

O tratamento para incapacidade cognitiva vai depender da causa e da extensão do problema. O diagnóstico adequado é essencial, pois cada uma tem abordagem e prognóstico diferentes.

Incontinência urinária
A perda involuntária de urina é uma queixa mais comum entre os idosos.

Além do desconforto, a incontinência pode afastar o idoso do seu convívio social. Por isso, quanto antes o problema for diagnosticado, melhor será a qualidade de vida do paciente.

Insuficiência familiar
A falta de apoio e acolhimento da família é uma das síndromes geriátricas mais complexas, sendo causa e consequência de várias outras. Quando um idoso não encontra respaldo familiar, fica mais suscetível a problemas de saúde e restrições da idade.

Faça o acompanhamento com o geriatra! Agende uma consulta com um profissional.

Fonte: Drconsulta.

#drwilsonpicco

#wilsonpicco

#geriatra

#longevidade

#qualidadedevida

#idoso

#geriatraribeiraopreto

#medicogeriatraribeiraopreto

#consultageriatraribeiraopreto

#sindromegeriatrica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *