VOCÊ SABE O QUE SÃO OS CUIDADOS PALIATIVOS?

“O sofrimento só é intolerável quando ninguém cuida.” Cicely Saunders

Cuidados paliativos trata-se de uma especialidade da medicina e também presente em outras profissões que visa o atendimento e assistência ao paciente, idoso ou não, acometido por alguma doença incurável que ameace sua vida. Esse cuidado também se estende aos familiares e cuidadores, afinal esse momento não é vivido apenas por quem experiência a enfermidade.

Esse serviço tem como objetivo oferecer qualidade de vida durante o processo doença. A equipe de cuidados paliativos trabalha em conjunto com as outras especialidades médicas como oncologia, hematologia, cardiologia, pneumologia e tantas outras, com objetivo de integra-las e oferecer o melhora cuidado ao paciente em cada fase da doença. Também são esses profissionais que lidarão com a preparação do paciente e da família para o processo de óbito, para auxiliar nas decisões antes, durante e até mesmo depois desse processo.

O que é feito no cuidado paliativo?

Os profissionais de cuidados paliativos irão lidar com questões físicas, psicológicas, sociais, espirituais e de ordem prática. Por exemplo, aliviar dores físicas, dar auxílio para compreender medos e expectativas durante o período, dentre outras atividades. Também são esses os profissionais que lidarão com a preparação do paciente e da família para o processo de passagem, para que todos possam fazer decisões conscientes, inclusive após a morte do paciente.

Além disso, um dos papeis mais importantes dos cuidados paliativos é promover oportunidades para que o paciente viva boas experiências que tragam crescimento pessoal, espiritual ou outro aspecto de autorrealização. Permitir que o paciente viva e não apenas sobreviva.

Cuidados paliativos e geriatria

Por conta da longevidade da população, o geriatra hoje tem que estar preparado para trabalhar com os cuidados paliativos, principalmente por ser o médico que acompanhará seu paciente até o final da vida. Muitas doenças terminais são resultados do envelhecimento do corpo, como alguns tipos de câncer, demências e a própria fragilidade do corpo. Os cuidados paliativos, assim como a Geriatria, buscam mais do que apenas o controle da doença, colocam a qualidade de vida como objetivo principal.